sábado, 9 de setembro de 2023

O neoliberalismo é contra a família

O post era um vídeo curto, de poucos segundos. Trazia uma mensagem mais ou menos assim: "se você sumir hoje, seu patrão vai te substituir amanhã, mas seus amigos e sua família sentirão sua falta por muito tempo. Portanto, não se esqueça do que realmente importa."

Num contexto neoliberal de atomização do ser humano, a mensagem acima pode ser reescrita assim: "importe-se menos com o trabalho e mais com sua família e seus amigos." Mais uma forma de jogar nas costas do trabalhador individualmente a responsabilidade por uma questão coletiva e que, portanto, só será resolvida coletivamente: a divisão social do trabalho.

"Não se esqueça do que realmente importa": unir a classe trabalhadora para abolir um sistema que obriga o indivíduo a passar tempo longe da família e dos amigos para trabalhar porque senão ele morre de fome, e lembrar de não responsabilizar o trabalhador por passar tempo longe da família e dos amigos. Me sigam para mais dicas que vão à raiz do problema em vez de buscar paliativos que não apresentam soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário