sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Redes sociais e geladeiras vazias

Quer pensar numa consequência grave de ser induzido a achar bonito postar nas redes sociais só os momentos de ostentação, felicidade e luxo?

Imagina que doido seria se em vez de usar as redes para ostentar a viagem para Iguabinha que pagamos em 18x no cartão, usássemos para mostrar nossas geladeiras vazias e pedir ajuda financeira?

Tá doido, Guto?! Imagina se vamos querer passar essa vergonha! É ninguém quer expor esse constrangimento. Além disso, de que adianta? Ninguém vai ter para ajudar, tá todo mundo na merda

Pois é... tá todo mundo na merda. E todo mundo sabe disso. Mas, todo mundo finge que não tá. E todo mundo segue plantando inveja em todo mundo. As férias no Morro de São Paulo, a balada na noite paulistana, os mimos que compramos da Apple... Os boletos para bancar tudo isso, só a gente sabe quantos miojos a gente precisa comer para dar conta de pagar. Todo mundo na merda. Todo mundo sabe. Todo mundo finge.

Mostrar nossa pobreza nos envergonha e, talvez por isso mesmo, nos desune. Eu não posto foto da minha geladeira vazia e da minha despensa empoeirada. Meu amigo também não. Minha mãe também não. Meu irmão também não. Minha namorada também não. Meu esposo também não. Minha colega de escritório também não. Meu crush do Tinder também não. Minha prima, meu vizinho, meus amigos de longe, ninguém.

E sem deixar conhecer nossas agruras financeiras, deixamos de conhecer quem mais, além de nós, precisa de ajuda. Já pensou que louco seria? Postar print do saldo bancário negativo e ver que está todo mundo na mesma situação? E constatar que, se está todo mundo na mesma situação, é porque há um sistema que precisa ser mudado? Pois é. Talvez todo mundo se unisse. Talvez não também.

A gente prefere postar foto do prato caro e do drink que brilha no escuro. E segue perdendo o sono à noite enquanto pensa no parcelamento a perder de vista da fatura do cartão de crédito que a gente não quer que os outros descubram. Mas, no dia seguinte estamos todos postando que precisamos de mais café, mais Rivotril. E logo depois mais uma foto do pôr do sol naquela praia do nordeste. A geladeira segue vazia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário