sábado, 8 de julho de 2023

O sistema que nos obriga à hipocrisia

"Guto, você não se sente incomodado, sendo um homem cis branco que atua com direitos de pessoas LGBTQIAPN+, ocupando uma vaga que poderia ser de uma travesti negra?"

É óbvio que sim! É por isso que eu sou comunista. Para transformar a sociedade capitalista e concorrencial em uma sociedade em que não tenhamos que lutar com unhas de dentes para sobrevivermos. Eu preciso pagar contas também. Sem um trabalho que me garanta um salário no fim do mês, eu morro de fome, vou para as ruas. Tenho aluguel para bancar e mercado para fazer.

O capitalismo é um sistema que nos transforma todes em concorrentes uns dos outres. Para permitir a exploração, no capitalismo há sempre menos vagas de trabalho do que pessoas para ocupá-las. É por isso que quando você reclama do seu emprego, seu chefe abusador lhe diz que se você estiver insatisfeite, peça as contas, porque "lá fora tem muita gente querendo a sua vaga". É ou não é assim?

Então agora chega aqui pra eu te contar um segredinho, um choque de realidade que vai explodir a sua mente: o simples fato de você estar ocupando uma vaga qualquer de trabalho te põe na condição de alguém que está impedindo uma família de se alimentar. Alguém morreu de fome porque você ocupou uma vaga de trabalho que outra pessoa não ocupou. Cruel, né? E você não se culpa pelo fato de que neste momento uma criança está morrendo de fome porque você está ganhando um salário enquanto a mãe da criança não, justamente por você ter ocupado a vaga de alguém que ficou sem emprego por isso? Pois é. O sistema é cruel e foi feito para nos obrigar a sermos cruéis juntes. Eu não me culpo. E eu espero de fato que você também não abrace esta culpa. Ah, e o capitalismo também tira proveito da sua culpa, tá? Quando você se responsabiliza, você deixa de responsabilizar quem, de fato, deveria: a burguesia.

Culpa eu não carrego. Mas, eu me incomodo — e muito! — e também gostaria que você se incomodasse. Porque quem cria este sistema que me põe na condição de usurpador da vaga de uma travesti preta e periférica é a burguesia, a classe dirigente da sociedade, que estabelece a forma como ela se organiza. Então, se a gente espera que nenhuma mãe veja seu filho morrer de fome porque você roubou sua vaga no mercado, ou que nenhuma travesti tenha que se prostituir porque eu ocupei uma vaga que deveria ser sua, precisamos combater quem mantém de pé este sistema. Não há capitalismo humanizado. Você sempre estará roubando a oportunidade de alguém porque você também precisa sobreviver, enquanto o trabalho for organizado da forma que nossa sociedade o organiza. É preciso destruir este sistema. É preciso odiar a burguesia. É preciso revolucionar a sociedade. Culpa eu não carrego, mas carrego ódio de classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário