segunda-feira, 31 de outubro de 2022

É nossa a responsabilidade pela mudança

Desculpe-me por interromper o barulho da sua comemoração. Tô passando aqui rapidinho pra te lembrar que a derrota do Bolsonaro não é a derrota do bolsonarismo. O bolsonarismo é maior, muito maior que Bolsonaro. O bolsonarismo é o fascismo 2.0, e, para quem não lembra, o fascismo é um movimento de massas.

Há uma horda de 58 milhões de eleitores que escolheram o caminho do fascismo. Desses, uma parte é desinformada e atua como massa de manobra, defendendo o canalha com boa fé, acreditando em seu discurso demagogo. Precisamos atuar com dedicação e afinco para levar informação a essas pessoas e tirar-lhes a venda dos olhos. E É NOSSA RESPONSABILIDADE, SIM, FAZER ISSO.

E, há também uma parte que se identifica de fato com as ideologias excludentes da extrema direita. Esses, precisamos eliminar. Não falo aqui sobre matar pessoas, mas sobre eliminar enquanto classe organizada. É preciso desorganizar essa gente, tirar deles o poder político e a influência.

Esses reacionários ainda nos darão muito trabalho pelos próximos anos. Não é hora de descansar. É preciso muita organização e disciplina para derrotar o bolsonarismo, se não quisermos trazer de volta o fantasma que uma votação apertada afastou por um momento, mas que nunca deixou de estar à espreita, apenas aguardando a próxima crise do capital para trazê-lo de volta.

Nossas armas são a palavra e o convencimento. Nossa guerra é pela informação. Informe-se e multiplique a informação. Dialogue, esclareça, mostre fatos. Ainda que a tática não funcione com o fascista raiz, é a única coisa de que dispomos para tentar convencer aquele tio ou aquela prima que acolhem pessoas LGBT, defendem imigrantes, brigam por uma sociedade antirracista e que, mesmo com toda essa boa vontade, foram enganados pela sordidez do discurso bolsonarista que lhes prometeu um futuro brilhante, enquanto escondeu deles que eles eram o alvo e não a arminha com as mãos que fizeram para Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário