terça-feira, 6 de outubro de 2026

Acalanto

Acalanto

— De quantos silêncios
Se veste o tempo
Até a gênese do brado
Anunciar que fez-se o medo?

— Talvez tantos, camarada!
Também o horizonte não vês?

— Tu bem sabes que em luxos
Não me assento. E não me nego
Ao vislumbre do amanhã...

— Todavia é notório teu cansaço...

— ...e é um luxo, a desesperança,
A que não me dou!

— Tua figura não me parece
De ânimo repleta.

— Certo estás. Um dia passa.
Morre o tolo pela língua.

— O tanto que tu disseste,
O quanto é precioso
O silêncio que almejas ter.

— E quando o tive,
Aprendi a maldizê-lo!
O incauto a língua mata.

— E do que tanto te afliges,
Camarada? Causa espanto
O espanto de quem grita?

— Vou além: ressentimento,
Isso que é! Ressentimento!

— Não te furtas de autocrítica.

— Se na chuva fechas os olhos,
Acaso deixas de molhar-te?
Do silêncio que surge
Quando o ruído suprimimos,
Deste me agrado. Ao contrário,
Se é do abandono das ideias
Que brota a falsa calmaria,
Nela, não vejo o horizonte
Mirado por olhos outros...

— Sobra solidão!

— Como é em toda correnteza
Que se sobe se não és salmão.

— É solitário todo caminho
Que vai contra a dominância!

— Só olha comigo, é o que te peço!
Põe teus olhos lá onde é ocaso,
E acredita que dali virá aurora.
E, a mim, me bastará...

— Olhemos juntos, então, meu camarada!
E é de lá que virá um amanhã
E que talvez só amanhã nos chegue.

Rio, 07 de outubro de 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário